Argentinos apontam tensão "explosiva", diz jornal
Uma matéria publicada nesta sexta-feira no jornal argentino Clarín afirma que uma tensão "explosiva" tomou conta do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, a menos de um mês da realização dos Jogos Pan-Americanos na cidade.
Em um texto carregado de impressões, a correspondente do diário relata como os narcotraficantes "hostilizam abertamente" os policiais que desde quarta-feira cercam a favela.
"Do alto do morro exibiam suas metralhadoras e granadas. E apontavam abertamente às forças de segurança governamentais, enquanto as incitavam a entrar no bairro para um confronto", descreve o texto.
"Faltava uma faísca para o pior", conta o Clarín. "A situação, na última hora, parecia a ponto de resultar em tragédia. Podiam-se escutar tiroteios esporádicos e também estouros de granadas."
O jornal lembra que a escalada de tensão se dá a 29 dias da abertura dos Jogos Pan-Americanos.
"Os governos nacional e estadual tentam garantir a segurança dos atletas e dos milhares de visitantes esperados para o mês de julho, mês da Olimpíada regional. Mas a audácia dos homens do tráfico desafia o poder oficial", diz o Clarín.
O texto observa que o contingente de cerca de 500 homens da Força Nacional - organismo criado recentemente pelo governo federal para conter a violência - "não parece ser suficiente para controlar a movimentação dos traficantes".
PS: Essa é a imagem que os argentinos e com certeza alguns outros países tem do Brasil.E ainda querem trazer pra cá um Mundial de Futebol e uma Olímpiada. Deve ser brincadeira né?!

Nenhum comentário:
Postar um comentário